Seg - Sex 9h-17h30 (61) 3033-0700 aeadf@aeadf.com.br
Seg - Sex 9h-17h30 (61) 3033-0700 aeadf@aeadf.com.br

A DÉCADA EM QUE NASCEU A ASSOCIAÇÃO (HOJE, AEA-DF)

A Associação nasceu no berço da Nova República  

Era o raiar da Nova República, depois de 21 anos de ditadura militar, que vinha se enfraquecendo desde o início dos anos oitenta. Por votação indireta, no Colégio Eleitoral, Tancredo Neves se elegia Presidente da República. Em virtude de doença, que o levou à morte, houve acordo partidário para que seu Vice, José Sarney, tomasse posse no cargo. Na política, nas artes e nas manifestações populares, dominava o sentimento democrático, de liberdade e cidadania, do qual resultou a Constituição de 1988.   

Talvez tenha sido esse clima – ao mesmo tempo de ruptura, liberdade e euforia – que despertara, em 11 colegas nossos, a visão da necessidade de criar um escudo de proteção contra eventuais ameaças que o futuro pudesse trazer. E assim nasceu a nossa Associação, hoje AEADF, cujo objetivo principal, portanto, é a união e legitimação da defesa dos interesses dos que se aposentam da Caixa.  

O Boletim Informativo pesquisou mais sobre essa época, fazendo um apanhado dos principais fatos que ocorreram na década de 80. Acompanhe (in site: sua pesquisa.com, postagem por Jefferson Evandro Machado Ramos, Graduado em História pela Universidade de São Paulo – USP)    

Fatos que marcaram a década de 80 

 Esportes 

– Duas Copas do Mundo de Futebol: Na Espanha (82) – campeã: Itália; e no México (86) – campeã: Argentina.  

-Três Olimpíadas: Moscou (80); Los Angeles (84); e Seul (88); 
– Nelson Piquet se sagra Campeão da Fórmula I.  

Ciência e Tecnologia 

– Identificado o vírus HIV (pesquisadores Luc Montagnier e Robert Gallo); 
– Identificado o buraco na camada de ozônio;  

– Nascimento dos primeiros bebês de proveta; 

– Lançamento, pela NASA, das sondas espaciais Galileo e Magalhães;  

– Surgimento da Rede Mundial de Computadores (www);  

– Ocorrência da catástrofe de Chernobil, pior acidente nuclear da história;  

Política/Economia 

– Promulgação da nova Constituição Federal (5 de outubro de 1988; 

– Roraima e Amapá são elevados à categoria de estados brasileiros; 

– Criado o estado de Tocantins; 

– Deflagrado o movimento Diretas-já; 

– Entrada em funcionamento da Hidrelétrica de Itaipu; 

– Criado o Plano Cruzado, para debelar a inflação via tabelamento de preços, o que resultou infrutífero (A inflação girava em torno de 2000% ao ano). 

Cultura/Música/ Televisão/Cinema 

– Criação do Memorial JK, por Oscar Niemeyer; 

– Lançamento do livro “O nome da Rosa”, de Umberto Eco; 

– Lançamento dos filmes: Idade da Terra, de Glauber Rocha; E.T., o Extra Terrestre; e O Iluminado, filme de terror;  

– Fim da Rede Tupi de Televisão; início do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e, no Brasil, do CNN (canal noticioso norte-americano);  

– Estreia da novela Roque Santeiro e do Rock in Rio (1985);  

– Sucessos musicais internacionais: Bon Jovi, Def Leppard, Duran Duran, Pet Shop Boys, Prince, Madonna, Michael Jackson, Guns N’ Roses, Journey, U2, Iron Maiden, Van Halen, INXS, Whitesnake, Cyndi Lauper (íntegra, in site: sua pesquisa.com); 

– Sucessos musicais nacionais: Ney Matogrosso, Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Roberto Carlos, RPM, Cazuza, Engenheiros do Havai, Biquine Cavadão, Ultraje a Rigor, Kid Vinil, Ira!, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Leo Jaime, Legião Urbana, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil (integra, in site: sua pesquisa.com). 

 

Outros fatos marcantes na década 

– Queda do Muro de Berlim; 

– Guerra das Malvinas entre Argentina e Grã-Bretanha; 

– Fim da guerra entre Irã e Iraque; 

– Início da guerra entre Armênia e Azerbaijão, que teve fim em 94; 

– Retirada da União Soviética da Guerra do Afeganistão. 

 

Conclusão:  

Os fatos históricos acima reunidos sobre a década de 80, em que se insere o ano de fundação de nossa Associação, mostram o ambiente de busca de liberdade de expressão e cidadania que reinava no mundo e no Brasil. Interessante assinalar que, se não se pode dizer que tais manifestações são determinantes, certamente foram inspiradoras do senso de união e associação das pessoas. Vivemos em sociedade e nada acontece de forma isolada. Há sempre, entre os fatos, uma relação de causa e consequência. O contexto social vinha despertando, nas pessoas, um olhar para o futuro e uma reflexão sobre o pós-emprego, garantia de dignidade e segurança, e, nas lideranças, a consciência da responsabilidade de que era necessário atuar no sentido de materializar esse pensamento e essas aspirações. Tais foram os antecedentes da criação, em outubro de 1985, da associação dos aposentados da Caixa no Distrito Federal e de seus pensionistas.   

Salve a AEADF. Salve os Associados. Salve os Fundadores.