PROVA DE VIDA
(Reproduzimos aqui informações transmitidas pela Comunicação da FUNCEF sobre PROVA DE VIDA)
O que você precisa saber sobre
a prova de vida da FUNCEF
1) Qual o período e o prazo para realizar a prova de vida da FUNCEF?
Os aposentados serão convocados a realizar a prova de vida no mês do aniversário. Para pensionistas, a convocação ocorrerá no mês de aniversário do titular do plano. Passado o mês do aniversário, sem a realização da prova de vida, o aposentado e o pensionista serão notificados e o benefício poderá ser suspenso.
2) O que acontecerá se eu perder o prazo de realização da prova de vida?
O seu benefício poderá ser suspenso até que a situação seja regularizada com a realização do procedimento de prova de vida.
3) Quem deve fazer a prova de vida da FUNCEF?
Todos os aposentados e pensionistas que recebem benefício na FUNCEF.
4) Sou aposentada(o) e também pensionista, qual mês devo fazer a prova de vida?
Apenas no mês do próprio aniversário.
5) Estou em atividade, mas recebo o benefício INSS na folha da FUNCEF, preciso fazer a prova de vida?
Os empregados em atividade que recebem o benefício INSS em folha da Fundação, mas ainda não estão aposentados pela FUNCEF, não precisam realizar a prova de vida, exceto se forem convocados pelo INSS.
Caso tenha sido convocado (a) pelo Órgão Oficial de Previdência, o participante deverá contatar o INSS por meio do telefone 135 para orientações sobre a realização do processo.
6) A prova de vida deve ser feita por quem se aposentou ou se tornou pensionista no ano passado?
A prova de vida será exigida após um ano da data de concessão do benefício de aposentadoria ou da pensão no mês de aniversário do aposentado. Pensionista deve considerar o nascimento do titular do benefício.
7) Onde faço a prova de vida da FUNCEF?
No aplicativo da FUNCEF, pelo seu celular. É só clicar no ícone da prova de vida no app. Para instalar o aplicativo gratuitamente em seu celular, basta acessar a loja da Google Play ou App Store (Apple).
8) Não encontro a opção de prova de vida por que o ícone não aparece no aplicativo da FUNCEF APP, o que devo fazer?
O ícone da prova de vida será apresentado na primeira página, a partir do dia 1º do mês de aniversário do titular do plano. Caso não apareça no celular ou tablet, pode se tratar de uma incompatibilidade de sistemas e, por isso, será necessário efetuar a limpeza de dados do aplicativo, seguindo os seguintes passos: aplicativo FUNCEF – Configurações - limpar dados. E se mesmo assim não tiver sucesso, poderá desinstalar e instalar novamente o aplicativo FUNCEF. Após baixar o app, para acessar as informações, insira CPF e senha que foram cadastrados no Autoatendimento.
9) Como é feita a prova de vida no APP FUNCEF?
O procedimento será feito com biometria facial. Um vídeo, com o passo a passo, estará disponível no aplicativo. Clique em prova de vida, iniciar e siga os passos. Primeiramente é preciso fazer uma foto sua nítida. Para isso, procure estar em um local de boa luminosidade. A foto não pode estar embaçada ou tremida, você não pode estar com o cabelo cobrindo o rosto, nem óculos, máscara, chapéu ou boné. O próximo passo é fazer uma foto da frente e do verso do seu documento de identificação (RG ou CNH) válido. O sistema só aceita esses dois tipos de documentos. Se for usar a carteira de motorista, ela deve estar fora do plástico. Pronto, depois disto é só finalizar o processo.
10) Ao concluir a prova de vida no App da FUNCEF, serei comunicado, no mesmo momento, que o procedimento foi bem-sucedido? Se sim, qual mensagem o assistido receberá? Haverá número de protocolo? Ou será comunicado por e-mail, SMS ou WhatsApp?
Sim, você terá a confirmação que o processo foi concluído e os dados enviados. Posteriormente, receberá um e-mail contendo a confirmação para sua guarda. Em processo de checagem, a FUNCEF poderá requisitar nova verificação.
11) Vi que tenho que inserir cópia de documento pessoal. O ambiente é seguro?
Sim, a funcionalidade de prova de vida está dentro do aplicativo da FUNCEF, que necessita de senha para o acesso. Precisamos apenas do seu documento de identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para realização da prova de vida. O sistema só aceita esses dois tipos de documentos.
12) Posso realizar a prova de vida nas agências da CAIXA?
Não. A FUNCEF não possui parceria com a CAIXA para realização da prova de vida. A realização é exclusivamente pelo aplicativo FUNCEF e, havendo alguma dificuldade ou impedimento, é necessário entrar em contato com nossos canais de relacionamento para orientação.
13) Quem não tem celular, o que deve fazer para realizar a prova de vida da FUNCEF? Há possibilidade de realizar a prova de vida pessoalmente?
A prova de vida será realizada exclusivamente pelo aplicativo da FUNCEF. Aqueles que não tiverem acesso a um celular para a prova de vida deverão entrar em contato com nossa Central de Relacionamento pelo 0800 706 9000 ou Fale Conosco, no site da Fundação.
14) Recebo o benefício do INSS pela FUNCEF, tenho que fazer a prova de vida da FUNCEF e a do INSS também?
Os aposentados e pensionistas recebedores de benefício INSS pelo convênio FUNCEF estão desobrigados de realizar a prova de vida do INSS, mantendo-se a obrigatoriedade de fazer a da FUNCEF.
15) Não faço parte do Convênio com o INSS, tenho que fazer a prova de vida da FUNCEF e do INSS, certo?
Sim. Recebedores de benefício INSS fora do convênio com a FUNCEF deverão realizar prova de vida tanto no INSS quanto na FUNCEF.
16) Qual o canal devo procurar para esclarecer dúvidas sobre a prova de vida da FUNCEF?
O chat no aplicativo da FUNCEF, o Fale Conosco, no site da Fundação, e a Central de Relacionamento no telefone 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.
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